terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Mais real e menos virtual



Ando preocupado com quem sou na internet. É que a gente nunca sabe como se é visto nas redes sociais. Na rua não. Na rua você é o que veste, o que fala, o que bebe, com quem se relaciona, mas no mundo virtual ninguém fica reparando isso (não como se estivesse na rua).

A muito tempo você não encontra aqueles colegas do colegial e ai, num certo dia, eis que o encontro acontece. Vocês lembram do passado (pois é o único assuntos que os ligam naquele momento) e vão embora pra casa. No dia seguinte começa uma enxurrada de "clicks". Adiciona no face, no insta, no gtalk, no wtsapp... Tudo isso pra você ter ligação com um passado que você sabe que foi bom, por não lembrar tanto dele assim. Passam-se os anos e você percebe que tem mais de 3.000 membros e que destes, mais de 30% você só conversou uma vez (pessoalmente), 20% você só conhece virtualmente, mas nunca conversou e 5% você não sabe e não faz absolutamente ideia de quem é. Ou seja, 55% das suas ligações sociais são praticamente inexistentes já que que não se relacionam em nada (digo, em carne e osso) com você!

É com isso que estou preocupado!

Com gente cheia de passado, com gente que não faz troca, com gente que não acrescenta em, nada a nossa vida. É legal ter contato com quem você teve uma amizade ou alguma história? Sim, claro, mas se é só isso, você não precisa se ligar de forma involuntária e instintivamente a essa pessoa. Não me entendam mal. Eu poderia dizer que vale a pena sair adicionando porque alguns desses podem virar verdadeiros amigos, ou ainda que ter ligações com quem não temos a muito tempo é salutar, mas vou me ater a pontos determinados. O nosso passado é importante para confirmar nosso futuro, nossa busca, mas pelo amor de "alguém", pra que ter tanta gente num perfil onde você é só uma vitrine? E olhe que eu mesmo já fiz isso. (atirem as pedras!) Adicionar pra conhecer, pra paquerar, depois de uma noite legal onde você conhece várias pessoas... A questão é depois de um tempo você percebe que só tem essa ligação com aquela pessoa. Uma noite, um papo, um copo de cerveja, um amigo do amigo do meu amigo. Por que aceitar/adicionar pessoas que não fazem parte da nossa rede de amigos, ou pior, da nossa rede social real (que é bem diferente da virtual)?

Disse pra mim mesmo que em 2014 eu faria uma peneira nas minhas redes sociais porque não quero pessoas ligadas a mim sem se relacionarem. E estou falando de atos virtuais de relacionamento como: curtir, compartilhar, comentar, bater papo. Mas se a ideia é sair juntos, fazer trocas inteligentes e por ai vai, ai tô dentro!

Tenham todos um 2014 mais real e menos virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário